Energia eólica no Brasil: uma realidade

Dicas e Curiosidades
13 de abril de 2018 / Comentar

Estamos todos acostumados com as comodidades que a energia elétrica proporciona, tanto que dificilmente conseguiríamos imaginar como seria a nossa rotina sem esse recurso. Muito se fala da geração de energia hidrelétrica, principal fonte brasileira, mas você sabia que outra opção renovável auxilia a suprir as demandas do consumo nacional? Saiba um pouco mais sobre a produção de energia eólica em território tupiniquim.
No ano passado, o Brasil conseguiu um feito e tanto: foram adicionados 52,57 gigawatts de potência eólica à produção mundial. Em 2018, passou a ocupar o oitavo lugar no ranking mundial, segundo o Global Wind Statistic 2017, documento anual com dados mundiais de energia eólica produzido pelo Global Wind Energy Council (GWEC), superando os resultados do Canadá.
Só para você ter uma ideia, o segmento é responsável por 8,3% da energia produzida no Brasil. E essa capacidade só tende a aumentar, já que, no fim de 2017, leilões de energia foram realizados.

Parque de energia eólica na Bahia

Parque de energia eólica na Bahia

ENERGIA EÓLICA BRASILEIRA: OS NÚMEROS

A ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) estima que, nos próximos seis anos, cerca de 18 milhões de residências sejam abastecidas com a energia eólica. O Nordeste é a região que mais consome esse tipo de recurso, o que compensa, e muito, a falta gerada pelas baixas dos reservatórios.
Isso se deve, principalmente, à quantidade de parques de geração de energia a partir dos ventos presentes em alguns estados dessa região. São 135 no Rio Grande do Norte, 93 na Bahia e 74 no Ceará.
Neste ranking, o quarto lugar fica com o Rio Grande do Sul, que possui 80 parques. Adicione, às contas, mais 52 do Piauí e outros 34 em Pernambuco. É muita coisa, não é mesmo? E isso só tende a aumentar.

Parque de energia eólica no Rio Grande do Sul

Parque de energia eólica no Rio Grande do Sul

BENEFÍCIOS DA ENERGIA EÓLICA

São muitas as vantagens do uso desse tipo de energia. A primeira delas se deve ao fato de que essa é uma fonte inesgotável do recurso. Além disso, ela não emite poluentes ou gera resíduos. Trata-se de uma bela forma de sustentabilidade.
Pensando-se em fatores econômicos, é uma das fontes mais baratas de energia e não requer manutenção frequente. Por fim, os parques eólicos podem ser utilizados também para outros meios, como a agricultura e a criação de gado.

Parque de energia eólica no Ceará

Parque de energia eólica no Ceará


Agora você sabe que o Brasil pode contar com uma fonte de energia alternativa à hidrelétrica. Quer saber mais curiosidades? Continue acompanhando o DecoNews. Estamos aqui para trazer cada vez mais informações para você, além, é claro, de produtos de qualidade.

[TheChamp-FB-Comments]