Como usar os jardins verticais para reduzir os gastos na conta de luz

Iluminação e LED
Jardins Verticais - Decorlux
12 de Janeiro de 2018 / Comentar

Além de trazer uma estética de paz e conforto para um ambiente, os jardins verticais possuem outras vantagens não tão óbvias, como a economia de energia. E como colocar plantas na parede pode economizar energia elétrica é o que nós iremos explicar aqui.

Cada vez mais, a sustentabilidade e o consumo consciente se tornam importantes para a vida em comunidade, e com isso intervenções paisagísticas que visam o meio ambiente estão ganhando muita força. Dentro dessas intervenções se encontram os jardins verticais, também conhecidos como jardins suspensos.

Esse tipo de jardim pode ser colocado tanto em paredes internas quanto externas, e são muito fáceis de fazer! O material mais utilizado é a bolsaviva, que consiste em duas camadas de tecido, uma impermeabilizante e outra para absorver água e fornecer a respiração necessária. Com ela, as plantas tem um bom espaço para crescer.

Utilidades dos jardins verticais

Foto: reprodução / Potted Store.

Existem outros materiais  que podem ser utilizados, como pneus, pallets, garrafas pets, prateleiras ou ripas de madeira. Você pode encontrar facilmente muitos blogs e vídeos que ensinam o passo a passo de como construir seu próprio jardim suspenso.

Mas afinal como eles podem reduzir gastos energéticos? Além de uma beleza diferenciada para o ambiente, os jardins suspensos funcionam como isolantes e reguladores térmicos e proporcionam maior renovação de ar.

Ao diminuir a temperatura, o jardim diminui a necessidade de ar condicionado ou até de umidificadores de ar, já que faz o ambiente permanecer mais fresco.

Outra característica de plantas é absorver grande parte de ruídos, ajudando no conforto acústico do espaço que está inserido, tornando o ambiente mais calmo e silencioso.

Em escritórios, por exemplo, estudos indicam que funcionários têm sua produtividade aumentada, assim como sua concentração, já que o ambiente se torna mais agradável e melhora a experiência de permanência.

Um exemplo de bom uso de um jardim suspenso foi o do escritório de arquitetura Hideo Kumaki (abaixo), que usou uma parede verde para criar um ambiente mais fresco e harmonioso em seu escritório em Saitama, no Japão. Segundo os arquitetos, a temperatura conseguiu ser diminuída em até 10˚C pelos 130 m² da tela.

Utilidades dos jardins verticais 2

Foto: reprodução / Atitude Sustentável.

Se para você a vantagem mais interessante dos jardins verticais é a diminuição do consumo de energia, outra dica legal que utilizando nossas lâmpadas LED, direcionadas para seu as plantas de seu jardim, você pode economizar ainda mais no gasto de energia elétrica da iluminação! Conheça nossa linha DecorLED!

 

Com informações de Atitude Sustentável.