Luminárias pendentes: saiba escolher a melhor para cada ambiente

Iluminação e LED
21 de março de 2018 / Comentar

Você já sabe que a iluminação é tudo na hora de decorar um ambiente, ela pode ser sua melhor amiga, se bem elaborada, ou sua pior inimiga, se não usada da forma correta. Hoje vamos mostrar como usar as luminárias pendentes ao seu favor na hora de decorar sua casa.
As luminárias pendentes, que são aquelas que ficam penduradas no teto, são o tipo de luminária ideal quando se quer destacar algum móvel ou algum ponto específico do ambiente, já que normalmente são chamativas e direcionam a luz para objetos específicos.
Os fios que suspendem as luminárias costumam ser reguláveis, mas não devem ser deixados com menos de 20cm de extensão, o motivo dessa medida é que, se o fio for muito curto, o resultado visual apresentado não será diferente de uma luminária comum.

Posso usar pendentes em qualquer ambiente?

Sim você pode! Graças a variedade infinita de cúpulas, os pendentes são um jeito fácil e barato de incluir pontos de cor ou de textura em qualquer ambiente da sua casa. Mas para realizar a escolha do modelo você deve pensar: Qual o seu objetivo com a iluminação desse ambiente?

Se o objetivo for iluminação geral

Neste caso, a melhor opção é um pendente com cúpula translúcida, que emita uma luz difusa. Criando um clima suave e aconchegante, perfeito para o quarto ou até para a sala de estar.

Foto: reprodução / guidoiluminação

Se o objetivo for iluminação pontual

Se o foco é iluminar um espaço para uma atividade específica como ler, preparar alimentos ou até comer, prefira um pendente com cúpula de vidro ou acrílico.
A luz emitida por esse tipo de pendente é mais contundente e brilhante, perfeita para a bancada da cozinha ou a cabeceira da cama.
 

Foto: reprodução / oppa

Se o objetivo for destacar um objeto ou espaço

Se quer destacar pequenas áreas ou objetos, você deverá optar por um pendente de luz focada.
A luz focada é gerada quando a cúpula do pendente é totalmente fechada em cima e feita de um material que não permite a passagem de luz, como plástico ou metal. Assim, toda a luz emitida pela lâmpada é focada para baixo.
Esse tipo de iluminação é bastante decorativa e combina muito ao lado do sofá ou sobre a mesa de jantar.
 

Foto: reprodução / oppa


 

Mas e sobre o tamanho e a altura dos pendentes?

A melhor dica é experimentar e ver por você mesmo, mas nós aqui vamos fazer trazer as seguintes sugestões para facilitar:

  • Se você for pendurar a luminária sobre uma mesa, o pendente deve ter ⅓ do tamanho dela. A altura deve ser de 80 à 90cm do tampo da mesa.
  • Para mesas de cabeceira ou mesas laterais ao sofá, vale o tamanho de ⅓ também, já a altura é de 30 à 50cm do tampo da mesa.
  • Para mesas de centro, também ⅓ do tamanho, enquanto a altura 150 à 130cm do tampo da mesa.
  • Para bancadas, balcões ou mesas muito compridos, o melhor é espalhar vários pendentes menores e do mesmo modelo sobre o tampo. A altura 80 à 90cm do tampo da mesa.

Para mais dicas de iluminação como essas continue a acessar nosso blog e aproveite para conferir toda a nossa Linha de Iluminação.

[TheChamp-FB-Comments]