Quando usar: Condutores de cobre e alumínio

Materiais Elétricos e Ferramentas
16 de março de 2018 / Comentar

Na natureza existem vários elementos considerados bons condutores de energia elétrica, os mais consolidados no mercado são o cobre e o alumínio, mas você sabe as principais diferenças entre os dois e qual o mais indicado para cada situação? A resposta é depende, e nesse post te explicaremos o por que.
Os fatores, físicos e químicos,  levados em consideração na escolha entre uma condução feita por fio de cobre ou alumínio são: Peso, custo, aquecimento e capacidade de condução elétrica. Logo, o tipo da aplicação acaba se tornando o fator mais determinante na escolha entre os dois materiais.
Os condutores de alumínio sempre vem associado a situações em que é necessário peso para sustentação, logo é amplamente usado em infraestruturas elétricas de alta tensão. Os de cobre, por sua vez, são utilizados em instalações elétricas internas, como edifícios, casas, indústrias e estabelecimentos comerciais.

Vantagens do alumínio

Começamos pelo preço, o alumínio é consideravelmente mais barato que o cobre, inclusive, comparativamente, o alumínio já chegou a ser oito vezes mais barato que um equivalente de cobre.
Outra vantagem desses condutores é serem mais pesados e resistirem melhor à deformação. Todas essas características reduzem os custos do uso desse material em grandes transmissões, pois as torres podem ser menos robustas e o espaçamento entre elas pode ser maior. Ponto para o alumínio em transmissão de alta tensão!

Vantagens do cobre

O cobre possuí maior resistência aos fatores externos como oxidação e corrosão galvânica. Características que reduz o risco de superaquecimento das fiações. Além disso, o cobre é mais maleável que o alumínio, favorecendo o uso para aplicações e instalações em que fios flexíveis são necessários ou desejáveis.
Além disso, o cobre é muito melhor condutor que o alumínio! Esta característica é inferida a partir da resistividade dos respectivos materiais. O cobre possui uma resistividade de 0,0172 Ω. mm²/m, enquanto o alumínio apresenta resistividade de 0,0282 Ω. mm²/m.
O cobre pode ser mais caro porém é mais resistente frente à degradação dos circuitos elétricos ao longo do tempo. Característica que torna o uso do cobre mais atraente. Além disso, uma infraestrutura com cabeamento de alumínio demanda mais manutenção e troca de fiação para uma instalação segura e eficaz.
Então podemos resumir em: Se o mais importante for a maleabilidade, o cobre é a melhor opção! Agora, se o peso é um fator importante, o alumínio é o mais recomendável!
Continue acompanhando nosso Blog para ficar por dentro de dicas como estas, e conheça a Linha EHC, onde você encontra diversos equipamentos e materiais elétricos, com qualidade e eficiência.

[TheChamp-FB-Comments]