Quais produtos mais gastam energia dentro de casa

Iluminação e LED
economia de energia
17 de junho de 2018 / Comentar

Uma das principais preocupações dos donos e donas de casa, principalmente nos últimos anos, tem sido a conta de luz. Mesmo que os números só aumentem, você já se perguntou se existe algo que você pode fazer para economizar?
Uma das melhores coisas a saber é quais aparelhos gastam mais energia. Saiba de antemão que os maiores inimigos são aqueles aparelhos utilizados por pouco tempo, para pequenas atividades.

Mais gastadores

O chuveiro elétrico é o maior gastador, tendo um gasto de 5.000W a 10.000W por hora (Wh), dependendo da temperatura da água (quanto mais quente, maior o gasto de energia). Para se ter uma ideia, quando comparamos ao gasto de lâmpadas comuns, de 60W (a maior parte das fluorescentes são assim), o valor pode chegar ao equivalente a 145 delas acesas simultaneamente.
Um outro grande consumidor é o secador de cabelo. Quando usado todos os dias, mais de uma vez, pode gerar alguns reais à mais na conta de luz. Seu gasto é de 1.000Wh, o equivalente a 16 lâmpadas.
O cozinha é outro comodo que lidera o grupo dos gastadores A torradeira tem um gasto considerável, indo de 800Wh a 1.500Wh, chegando ao equivalente de 19 lâmpadas acesas. O micro-ondas, utilizado todos os dias em muitas residências, consome uma média de 1.300Wh. O forno elétrico, não tão utilizado, é um grande gastador: 5.000Wh em média, o que o deixa bastante perto de um chuveiro elétrico.
O refrigerador, de uso constante e tão essencial, felizmente não é um grande consumidor: os mais atuais tem uma média de consumo de 200Wh, quando em potência média.
Outros aparelhos típicos do dia a dia, por mais que muito usados, não costumam consumir tanto. Uma televisão de LCD de tamanho médio, por exemplo, consome entre 125Wh e 200Wh. O notebook, ao ficar ligado na tomada, consome entre 20 e 50 watts-hora, um valor bem pequeno. O carregador de smartphone é quase imperceptível: de 2,5Wh a 5Wh.

Como economizar no consumo

A tendência é que quanto mais novos os aparelhos, menos eles consomem. Então, uma boa ideia para reduzir o consumo de energia em casa é evitar acumular aparelhos antigos.
Da mesma maneira, claro, é sempre bom lembrar: se não for usar, procure não deixar ligado. Isso vale tanto para evitar manter a televisão ligada “com as paredes”, até para evitar deixar o computador ligado sem usá-lo. As luzes de standby, disponíveis em TVs, videogames, home theaters, DVDs e outros, também consomem energia, portanto procure sempre desliga-las.

Lâmpadas de LED são essenciais

Uma das melhores e mais fáceis alternativas para economizar é já conhecida por muitos: substituir as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED.
Para começar, as lâmpadas de LED duram mais. As que a Decorlux fabrica tem uma autonomia de até 50 mil horas. Uma lâmpadas fluorescente, das mais tradicionais, possuem no máximo 8 mil horas. As incandescentes, como era de se esperar, são piores ainda, com autonomia de apenas 750 horas no máximo.
Além disso, as lâmpadas LED são comuns por consumirem muito menos energia enquanto estão ligadas, o que é bem verdade. Uma lâmpada de apenas 9W dessa tecnologia equivale a uma lâmpada de 90W, sendo que consome cerca de 85% menos energia. Nada mal, não é?
Para economizar na conta de luz, então, além do hábito de não gastar desnecessariamente, uma boa ideia é investir em produtos que ajudam a economizar. As lâmpadas de LED, como vimos, são um bom exemplo.
Os produtos DecorLED certamente ajudam quando o assunto é economia de energia. Conheça melhor nossa linha!
 

[TheChamp-FB-Comments]